Medicamentos para o colesterol e dores musculares
Como prevenir
As estatinas para reduzir o colesterol são medicamentos eficazes mas que podem provocar dores musculares em algumas situações. Este problema pode ser evitado com suplementos de uma substância chamada Q10.
Já pensou porque os seus músculos lhe doem desde que o seu médico lhe prescreveu estatinas para diminuir o colesterol? Muitas pessoas que apresentam este problema não têm conhecimento de que podem prevenir estas dores através da toma de suplementos com Q10.
Ficou demonstrado num estudo Americano de 2007 no qual as dores musculares induzidas pelas estatinas eram reduzidas em cerca de 40% entre os doentes que tomaram o suplemento. Felizmente, cada vez mais médicos estão familiarizados com a importância desta informação.
Estatinas bloqueiam produção de Q10
As estatinas que reduzem o colesterol são bastante eficazes no que respeita à redução dos níveis do colesterol. Inibem a produção de colesterol que ocorre dentro do fígado. No entanto, o fígado também produz Q10, uma substância natural necessária para a produção de energia nas células.
Colesterol está relacionado com Q10
O curioso é que tanto o colesterol como o Q10 derivam da mesma substância base - uma enzima designada HMG-CoA - pelo que através do bloqueio desta enzima, as estatinas impedem a produção de colesterol, mas também a produção de Q10.
Interfere na energia celular
Com níveis reduzidos de Q10, o corpo é afectado de diversos modos, uma vez que todas as células precisam de energia para funcionarem adequadamente. Tal inclui:
- Células cerebrais
- Células nervosas
- Células musculares
- Espermatozóides
- Óvulos
- Células da pele
- etc.
Não é surpreendente que, quando as estatinas diminuem os níveis de Q10, tal afecte todos os tecidos. As dores musculares são um efeito secundário. Mas também pode ocorrer fadiga, falta de energia, confusão, impotência e outros sinais.
Uma forma fácil de compensar
O que é mais simples do que compensar a perda de Q10 através da toma de suplementos desta mesma substância? É seguro, conveniente e um modo eficaz de assegurar que o corpo consegue produzir a energia que precisa para funcionar normalmente.