Skip to main content

A Coenzima Q10 é uma Substância Essencial

A Coenzima Q10 é uma Substância EssencialEste artigo destina-se a pessoas que se preocupam em manter o corpo e a mente saudável, e que desejam informar-se melhor.

A Coenzima Q10 tem várias designações - ubiquinona, quando na sua forma oxidada natural, ou ubiquinol, quando na sua forma reduzida.

Q10 é uma substância lipossolúvel que se produz naturalmente, com algumas variações, em praticamente todos os seres vivos que utilizam a respiração aeróbia para produzir energia. É uma substância que se produz no corpo humano pela mesma via biológica que produz o colesterol.

Resultados da Investigação sobre Q10

Pelos resultados da investigação, actualmente sabemos várias coisas importantes sobre a síntese da Coenzima Q10 no corpo humano.

Agora sabemos que:

  • a capacidade do organismo para produzir Q10 diminui com o avançar da idade
  • a utilização de estatinas para inibir a produção de colesterol no fígado também inibe a produção de Coenzima Q10 no organismo
  • a Coenzima Q10 tem um papel fundamental no processo de produção de energia em todas as células do organismo e, talvez o mais importante, no processo de produção de energia nas células do músculo cardíaco.
  • É praticamente impossível, mesmo com uma alimentação saudável e variada, obter Coenzima Q10 suficiente para substituir o Q10 que o corpo deixa de produzir com o envelhecimento

O Papel do Q10 como Antioxidante

Para além do seu papel essencial na produção de energia celular - poder-se-à dizer que a disponibilidade insuficiente da Coenzima Q10 nas células origina produção limitada de energia - a Coenzima Q10 também tem um papel importante como antioxidante que neutraliza os radicais livres nocivos e previne alguns dos seus efeitos agressivos, os quais levam a degenerescência dos órgãos e tecidos do organismo.

Resumindo, quando entramos na faixa dos 40, temos de reconhecer que o nosso organismo já não produz tanta Coenzima Q10 como a que precisamos para produção de energia (não admira que nos cansemos com mais facilidade) e para combater os radicais livres. Devemos reconhecer igualmente que não obtemos Q10 suficiente na alimentação.

As formulações de Q10 variam

Por isso, a pergunta importante a fazer é: onde podemos obter uma boa formulação de Q10, que seja absorvido em grande parte pelo organismo? Há que certificar-se de que adquire um preparado comprovado pela investigação, com provas dadas de que produz níveis séricos elevados de Q10 e, idealmente, nos tecidos orgânicos.

Em primeiro lugar, podem eliminar-se todos os produtos de Q10 em pó ou em comprimidos; os produtos que carecem de estudos convincentes sobre a sua biodisponibilidade. As únicas formulações de Q10 com elevada biodisponibilidade são os apresentados em forma de cápsulas com Q10 em soluções à base de óleo. Não esquecer que, em si, Q10 é uma substância lipossolúvel.

Q10 na formulação de Mioquinona

Salienta-se, por exemplo, que a Mioquinona, a que foi usada no ensaio clínico de insuficiência cardíaca crónica Q-SYMBIO, relatado no Journal of the American College of Cardiology (autor principal: Svend Aage Mortensen), é uma formulação única com biodisponibilidade e segurança comprovadas. O estudo Q-SYMBIO teve resultados estatisticamente significativos em relação a eventos cardiovasculares major (MACE), mortalidade cardiovascular, mortalidade pela totalidade das causas e internamentos necessários.

Consultar o site da Internet do Q-SYMBIO, para informações detalhadas sobre este estudo.

Esta mesma formulação de Q10 também foi usado num ensaio clínico, no centro da Suécia, com idosos suecos saudáveis, com idades compreendidas entre 70 e 88 anos. Neste ensaio clínico, controlado com placebo, duplamente cego e aleatório, conhecido como estudo KiSel-10, aos 443 participantes foram administrados suplementação combinada de selénio e coenzima Q10 ou um placebo.
Verificou-se uma redução significativa (p = 0,015) da mortalidade cardiovascular no grupo de tratamento com Q10 comparativamente ao grupo de controlo (5,9% vs 12,6%, uma redução relativa de 53%). Este parece ser um resultado lógico, dado os idosos produzirem menos Q10 e precisarem de uma fonte externa de Q10 para fornecer a substância às células do músculo cardíaco.


 

Livro electrónico gratuito Séniores de Coração Saudável

Livro electrónico gratuito Séniores de Coração Saudável
Um estudo sueco, conforme descrito neste livro, mostrou que uma associação de Q10 e de selénio reduz para mais de metade o risco de doença cardíaca em pessoas idosas.

Este estudo inédito foi realizado de acordo com todas as regras científicas.

Receba a sua cópia electrónica gratuita aqui

É fácil - clique aqui e preencha o formulário

Irá receber a cópia electrónica do livro no seu email