Skip to main content

Coenzima Q10 e Adultos Idosos Saudáveis

Coenzima Q10 e Adultos Idosos SaudáveisInvestigadores, no centro da Suécia, realizaram um estudo de quatro anos, muito interessante, que envolvia pessoas idosas saudáveis. Os investigadores testaram os efeitos de suplementação diária da alimentação com um preparado de Coenzima Q10 e um preparado de selénio, em associação.

Grande redução nas mortes cardiovasculares

Os resultados do estudo foram publicados em 2012, no International Journal of Cardiology, pelo Professor Urban Alehagen e a sua equipa de investigadores do Hospital Universitário de Linköping. Os investigadores referem, em primeiro lugar, ter havido uma redução relativa de 53% nas mortes cardiovasculares no grupo de tratamento.

Ecocardiogramas melhores

Em segundo lugar, referem que os idosos que receberam constituintes activos em vez de placebo tinham tido ecocardiogramas significativamente melhores, do ponto de vista estatístico (o que significa função cardíaca melhor), e níveis significativamente inferiores, do ponto de vista estatístico, de um péptido no plasma, que é um marcador do agravamento da insuficiência cardíaca.

Ensaio clinico KiSel-10

O estudo, denominado KiSel-10, foi um ensaio duplamente cego e aleatório com um grupo de tratamento e um grupo de controlo (placebo). Os investigadores suecos sabiam que muitos habitantes do norte da Europa não obtêm quantidade suficiente de selénio na alimentação, além de produzirem menos CoQ10 com o avançar da idade, como acontece com a generalidade das pessoas.

Sinergia de Selénio e Q10

São necessárias quantidades adequadas de selénio para vários sistemas enzimáticos no corpo humano, e a CoQ10 está presente na produção de energia celular.

Participaram no estudo 443 idosos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 70 e os 87 anos, residentes na cidade de Kisa e arredores, sede do município de Kinda, no centro da Suécia. Estas 443 pessoas eram os adultos que preenchiam os requisitos dos investigadores quanto a idade suficiente e estado de saúde adequado; era razoavelmente expectável que vivessem pelo período de quatro anos do ensaio.

Os investigadores puseram deliberadamente de parte todas as pessoas que tinham sofrido recentemente um ataque cardíaco e as que tinham actos cardíacos programados nas próximas quatro semanas. Foram igualmente rejeitadas todas as pessoas com sinais ou sintomas de qualquer outra doença grave.

Os resultados deste estudo KiSel-10 são animadores e parecem intuitivamente lógicos. Faz todo o sentido que as pessoas idosas sejam as que têm mais necessidade e as que mais beneficiam de uma intervenção diária com selénio e CoQ10

É sabido que estas duas substâncias são importantes para a manutenção da boa saúde do músculo cardíaco.

Os resultados do estudo KiSel-10 constam dos artigos nas publicações a seguir indicadas.

Alehagen, U., Johansson, P., Björnstedt, M., Rosén, A., & Dahlström, U. (2013). Cardiovascular mortality and N-terminal-proBNP reduced after combined selenium and coenzyme Q10 supplementation: a 5-year prospective randomized double-blind placebo-controlled trial among elderly Swedish citizens. International Journal of Cardiology, 167(5), 1860-1866. doi:10.1016/j.ijcard.2012.04.156

Johansson, P., Dahlström, Ö., Dahlström, U., & Alehagen, U. (2013). Effect of selenium and Q10 on the cardiac biomarker NT-proBNP. Scandinavian Cardiovascular Journal: SCJ, 47(5), 281-288. doi:10.3109/14017431.2013.820838


 


Livro electrónico gratuito Séniores de Coração Saudável

Livro electrónico gratuito Séniores de Coração Saudável
Um estudo sueco, conforme descrito neste livro, mostrou que uma associação de Q10 e de selénio reduz para mais de metade o risco de doença cardíaca em pessoas idosas.

Este estudo inédito foi realizado de acordo com todas as regras científicas.

Receba a sua cópia electrónica gratuita aqui

É fácil - clique aqui e preencha o formulário

Irá receber a cópia electrónica do livro no seu email