Skip to main content

Suplemento devolve a energia aos corações fracos

Suplemento devolve a energia aos corações fracosDois novos estudos demonstraram como um nutriente imprescindível na produção de energia, a coenzima Q10, pode fortalecer o coração - mesmo em doentes com insuficiência cardíaca.

Dificilmente se trata de uma surpresa o facto de que o Q10, um suplemento largamente utilizado para aumentar os níveis de energia, possa fazê-lo sentir-se mais alerta. O que é surpreendente é o facto de dois novos estudos demonstrarem que este suplemento também pode fornecer significativamente mais força ao músculo cardíaco. Um dos estudos foi realizado com um grupo de pessoas mais velhas saudáveis, enquanto o outro foi conduzido em doentes com insuficiência cardíaca. Em ambos os estudos, o músculo cardíaco dos participantes que tomaram Q10 alcançou significativamente mais força contráctil - ou seja, a capacidade de contrair - e o número de pessoas que morreu de complicações cardiovasculares diminuiu em mais de 50%.

Maior parte da energia vai para o coração

Os investigadores ficaram surpreendidos ao verificar como o Q10 apresenta uma afinidade especial para o coração, mas existe uma explicação perfeitamente lógica para tal. A energia é produzida em pequenas "fábricas" dentro das células. Estas fábricas de energia são as mitocôndrias e existem claramente em maior número nas células do tecido muscular cardíaco do que em outro tipo de célula humana, simplesmente pelo facto de que o coração consome mais energia do que qualquer outra parte do corpo.

Uma nova percepção da insuficiência cardíaca

Outra designação para insuficiência cardíaca crónica pode ser "coração carente de energia", que explica exactamente qual é o problema. O coração é incapaz de produzir energia suficiente para bombear e tal afecta todo o corpo. O doente começa a sentir sintomas diversos, em resultado de um fraco funcionamento do coração:

  • fadiga
  • falta de ar
  • falta de força e resistência
  • dor no peito

Assim que se fornece Q10 ao coração, a substância que alimenta a produção de energia, as coisas mudam. O coração ganha força e tal afecta positivamente todo o corpo.

Corações mais fortes, menos mortes

Os dois estudos recentes sobre Q10 são Escandinavos e já fizeram manchetes internacionais.

Q-Symbio

Estudo Dinamarquês em 420 doentes com insuficiência cardíaca. Metade recebeu 300 mg Q10 diariamente, enquanto a outra metade tomou comprimidos de placebo com substância inactiva. Foram observados os seguintes efeitos no grupo Q10 (relativamente ao grupo placebo):

  • Função muscular cardíaca melhorou significativamente
  • Ocorreram cerca de 50% menos mortes relacionadas com o coração
  • Ocorreram aprox. metade do número de eventos adversos cardíacos importantes

KiSel-10

Estudo Sueco em 443 participantes idosos saudáveis. Metade tomou 200 mg Q10 e 200 mcg de selénio. A outra metade tomou comprimidos idênticos de placebo. Foi observado o seguinte no grupo Q10/selénio:

  • A função muscular cardíaca melhorou significativamente
  • A taxa de mortalidade cardíaca foi reduzida em 54%

Q10 abastece as células

A produção de energia corporal ocorre dentro de cada célula, numas pequenas "fábricas" conhecidas como mitocôndrias. Investigadores descobriram que as células do tecido muscular cardíaco acolhem substancialmente mais mitocôndrias do que qualquer outro tipo de célula, o que é claramente um sinal de que o músculo cardíaco produz grandes quantidades de energia para funcionar adequadamente. Tal explica a razão pela qual um suplemento desta substância tem um efeito particularmente interessante no coração. Outras funções corporais que mostraram melhorias como consequência da toma de Q10 incluem:

  • Controlo da tensão arterial
  • Mobilidade dos espermatozóides
  • Desempenho muscular (resistência)

Uma das coisas que ambos os estudos tinham em comum, apesar de terem sido realizados em países diferentes e por investigadores distintos, foi o facto de os investigadores terem optado pela mesma formulação de Q10. Trata-se de uma preparação Dinamarquesa especial de Q10, que se tornou o padrão de excelência (referência científica) da Associação Internacional da Coenzima Q10 (ICQA) devido à qualidade, segurança e eficácia do produto, baseadas em mais de 90 estudos publicados. Esta formulação é particularmente adequada para a investigação, uma vez que demonstrou, em ensaios clínicos, o aumento dos níveis sanguíneos de Q10 mais eficazmente do que qualquer outra preparação disponível no mercado.



Mais informação...

Mais informação...

 



   Clique aqui para saber mais sobre Q10

 

 

 

 


Livro electrónico gratuito Séniores de Coração Saudável

Livro electrónico gratuito Séniores de Coração Saudável
Um estudo sueco, conforme descrito neste livro, mostrou que uma associação de Q10 e de selénio reduz para mais de metade o risco de doença cardíaca em pessoas idosas.

Este estudo inédito foi realizado de acordo com todas as regras científicas.

Receba a sua cópia electrónica gratuita aqui

É fácil - clique aqui e preencha o formulário

Irá receber a cópia electrónica do livro no seu email