Skip to main content

Podemos viver mais tempo com Q10?

Podemos viver mais tempo com Q10?Cerca de 40% das mortes nos Estados Unidos poderiam ocorrer em idade mais avançada. Os centros para a Prevenção e Controlo da Doença (CDC), em que os investigadores previam que as mortes em cinco categorias podiam ocorrer em idade mais avançada, se as pessoas tomassem algumas medidas. Uma destas medidas seria tomar um suplemento diário com Q10 de elevada absorção.

Cinco causas de morte

O relatório centrava-se em cinco causas de morte prematura que poderia ser "adiada" se as pessoas seguissem determinadas orientações de bom senso. As causas de morte apresentadas no relatório dos CDC são doença cardíaca, cancro, doenças respiratórias crónicas, AVC e lesões involuntárias.

Comparações feitas nos E.U.A

Os investigadores estudaram as causas de morte até aos 80 anos de idade, estado a estado, nos E.U.A., durante o período de 2008-2010. As comparações entre estados mostraram que cerca de 900.000 mortes por ano poderiam ser evitadas, se todos os estados conseguissem taxas de mortalidade, nas cinco categorias, iguais às dos estados com as taxas mais baixas.

Estes números traduzem-se em mais tempo de vida conjugal, para os casais, e os avós poderem desfrutar de filhos e netos durante mais tempo. Sejamos realistas! Todos nós queremos viver saudáveis o máximo de tempo possível.

Bom senso

Muitas das mortes prematuras evitáveis são óbvias, como as mortes causadas pelo não uso do cinto de segurança, ou do capacete ao andar de bicicleta. Outras medidas de bom senso incluem as seguintes:

  • diminuir a ingestão de açúcar
  • perder peso
  • reduzir o consumo de álcool
  • não fumar
  • fazer exercício com regularidade
  • introduzir fibra na alimentação
  • restringir as compras de mercearias aos corredores centrais do supermercado

30% das mortes evitáveis causadas por doença cardíaca

Curiosamente, 30% das mortes evitáveis ocorreram por doença cardíaca, e é aqui que se pode verificar a ligação com a Coenzima Q10 e o selénio.

Q10 e selénio, e doença cardíaca

Sabe-se, pelo ensaio clínico Q-Symbio, que juntar à alimentação cápsulas de Q10, feitas com óleo, absorvíveis, pode levar a uma redução estatisticamente significativa de mortes cardiovasculares e de mortes por todas as outras causas.

Estudo KiSel-10

Além disso, pelo ensaio clínico KiSel10, sabe-se que é possível reduzir significativamente as mortes cardiovasculares, tomando um comprimido de selénio orgânico (200 microgramas) e cápsulas de Q10, diariamente (duas cápsulas de 100 mg com as refeições).

Q10 como terapêutica adjuvante

Estes ensaios clínicos mostram que fazer uma terapêutica adjuvante com Q10 em doentes com insuficiência cardíaca crónica, e acrescentar selénio e Q10 à alimentação de pessoas idosas saudáveis, podem reduzir a necessidade de internamento e tratamento, reduzindo-se, assim, a extensão dos efeitos debilitantes da doença cardíaca.

Fontes

Centers for Disease Control and Prevention. Potentially Preventable Deaths from the Five Leading Causes of Death - United States, 2008 - 2010. 2014 ( May 2), 63(17):369-374.

Mortensen SA, Rosenfeldt F, Kumar A, et al. The Effect of Coenzyme Q10 on Morbidity and Mortality in Chronic Heart Failure: Results From Q-SYMBIO: A Randomized Double-Blind Trial. JCHF. 2014;():. doi:10.1016/j.jchf.2014.06.008.

Alehagen, U., Johansson, P., Björnstedt, M., Rosén, A., & Dahlström, U. (2013). Cardiovascular mortality and N-terminal-proBNP reduced after combined selenium and coenzyme Q10 supplementation: a 5-year prospective randomized double-blind placebo-controlled trial among elderly Swedish citizens. International Journal Of Cardiology, 167(5), 1860-1866. doi:10.1016/j.ijcard.2012.04.156